- Programar horários de compromissos (tempo);
- Comprar um produto no mercado (preços);
- Medir distâncias de lugares ou objetos;
- Completar um álbum de figurinhas;
- Saber quem é o mais baixo ou mais alto (altura);
- Saber quem é o mais pesado ou mais magro (peso);
- Saber quem é mais velho ou mais novo (idade);
- Brincar com jogos de tabuleiro (andar casas);
- Programar um compromisso daqui alguns dias (contar dias, meses, anos);
- Fazer uma receita de bolo (quantidades);
- Brincar com jogos de pontuação (o jogador que tiver mais pontos ganha);
- Usar a brincadeira do “par ou ímpar” para decidir algo;
- Saber quantos moradores tem na sua casa, ou quantos colegas há na sua sala;
- Desenhar uma figura com um tamanho específico (usar a régua);
- Dividir o pacote de biscoito com os amigos em partes iguais;
- Contar os anos que tiveram ou que terão a Copa do Mundo (multiplicar por 4);
- Trocar os móveis do quarto de lugar (noção de espaço e medidas);
- Comprar ovos na granja (contando as dúzias);
- Saber quantos litros de água tomamos por dia (contando quantas garrafas tomamos e quantos ml cabem nela);
- Dar e receber o troco em uma compra (somar, subtrair).
As atividades abaixo foram feitas pelo aluno Nícolas, que está no 2º ano do Ensino Fundamental...
MATEMÁTICA NO DIA A DIA
O aluno fez as atividades com facilidade. A relação dos
exercícios com o cotidiano ajuda na compreensão do que é proposto, pois é
significativo para a criança.
A proposta é fazer com que o aluno associe os termos
matemáticos com sua vivência. Nos exercícios usamos: medidas linear (metro), de
peso (quilo) e de capacidade (litro); e valores do nosso sistema monetário
(real).
Nenhum comentário:
Postar um comentário