Utilizar a ludicidade para ensinar matemática é uma maneira inteligente e divertida. Jogos, por exemplo, transformam a Matemática considerada “bicho-de-sete-cabeças” em uma atração para a criança.
"A motivação é fator fundamental da aprendizagem. Sem motivação não há aprendizagem. Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livro, sem escola e sem uma porção de outros recursos. Mas mesmo que existam todos esses recursos favoráveis, se não houver motivação, não haverá aprendizagem "(PILETTI, 1985, 42).
Um dos pontos importantes para que o professor possa atualizar sua metodologia é perceber que a criança de hoje é extremamente questionadora e está em constante mudança.
O professor pode adaptar o conteúdo programático a jogos e brincadeiras, tentando atingir diferentes objetivos. O papel do professor torna-se muito importante, leva os alunos a construir relações, princípios, ideias, lembrando que o mesmo é um processo pessoal pelo qual cada pessoa tem sua forma de raciocinar e tirar conclusões, dinamizando o jogo, entusiasmando e integrando os alunos.
Quando o educador manifesta uma atitude de compreensão e aceitação e quando o clima da sala de aula é de cooperação e respeito, a criança sente-se segura emocionalmente e assim consegue aprender mais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário